Número: 098
Enunciado:
No experimento de Benzer sao testados vírus mutantes em várias cepas de bactérias, em particular a cepa K. Imagine um experimento deste tipo onde foram criados 5 vírus mutantes (A, B, C, D e E) a partir de um vírus padrão (que consegue se reproduzir em K). Após realizados alguns experimentos chegou-se às seguintes conclusões:
- A, B, C e D não conseguem se reproduzir em K sozinhos, mas E sim.
- A e C conseguem se reproduzir em K quando misturados
- B e D não conseguem se reproduzir em K mesmo quando misturados
Pode-se dizer então que:
- E é estável. Não existe sobreposição entre as partes mutadas de A e C. Existe sobreposição entre as partes mutadas de B e D.
- E é estável. Existe sobreposição entre as partes mutadas de A e C. Não Existe sobreposição entre as partes mutadas de B e D.
- E é instável. Não existe sobreposição entre as partes mutadas de A e C. Existe sobreposição entre as partes mutadas de B e D.
- E é instável. Existe sobreposição entre as partes mutadas de A e C. Não existe sobreposição entre as partes mutadas de B e D.
- NDA
No artigo, Benzer diz que alguns vírus mutantes tem a tendência a reverter espontaneamente ao tipo padrão. Esses mutantes são ditos instáveis.
ResponderExcluirBenzer também diz que alguns vírus mutantes, quando misturados numa cepa B (no qual vírus mutantes podem se reproduzir), podem regenerar vírus do tipo padrão graças a mecanismos de recombinação. Tais vírus regenerados poderiam se reproduzir numa cepa K. Porém isso só ocorre quando as mutações dos vírus não se sobrepõem.
Com isso podemos responder aos itens:
A) Falso, pois E é instável.
B) Falso, pois E é instável.
C) Verdadeiro.
D) Falso, pois para A e C serem capazes de se reproduzir quando misturados, não pode haver sobreposição entre as mutações. Além disso se não houvesse sobreposição entre as mutações de B e D, eles seriam capazes de regenerar um vírus padrão e se reproduzir em K.